Durante o sono, nosso corpo realiza uma série de funções importantes, incluindo a recuperação física, o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação de memórias e a regulação dos hormônios que influenciam nosso humor e disposição.
Para aqueles que sofrem de insônia, cuidados especiais são necessários para promover um sono restaurador.
A higiene do sono é um dos caminhos para garantir uma boa qualidade de sono, necessária para uma vida plena e saudável.
A insônia se manifesta de diversas formas, nem sempre óbvias.
Dessa maneira, o diagnóstico deve ser feito a partir da análise detalhada de todos os aspectos envolvidos, desde os sintomas relatados até os possíveis fatores desencadeantes, como o estilo de vida, condições médicas pré-existentes e o ambiente de sono.
A partir desse estudo aprofundado, é possível determinar qual a causa da insônia e assim definir o tratamento mais adequado para cada caso.
O tratamento da insônia pode variar de acordo com a causa e a gravidade do distúrbio.
A partir do seu diagnóstico, poderemos criar um plano de tratamento personalizado, que pode incluir uma combinação de abordagens:

Abordagem não farmacológica, reconhecida por trazer benefícios significativos no tratamento da insônia, focada em modificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar influenciando negativamente o sono.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para tratar a insônia, especialmente quando outras abordagens não produzem resultados satisfatórios. Existem várias classes de medicamentos disponíveis, com diferentes mecanismos de ação e considerações de uso.

Frequentemente, mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença na qualidade do sono. Essas mudanças serão analisadas e adaptadas de acordo com a necessidade de cada caso.
Dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite.
Distúrbio que causa sonolência extrema e ataques repentinos de sono durante o dia.
Interrupções na respiração durante o sono, muitas vezes devido ao relaxamento das vias aéreas.
Sensações desconfortáveis nas pernas, geralmente durante a noite, que são aliviadas pelo movimento.